Menino de 5 anos é o brasileiro mais novo a entrar para clube mundial de pessoas com alto QI

Theo Costa Ribeiro passou por testes que revelaram que ele tem capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos

Theo Costa Ribeiro, 5 anos, tem QI equivalente a adolescente de 15 anos
Theo Costa Ribeiro, 5 anos, tem QI equivalente a adolescente de 15 anosDivulgação

Theo Costa Ribeiro tem 5 anos e apesar da idade é o brasileiro mais novo a integrar a seleta sociedade de pessoas de alto QI conhecida como Mensa Internacional. Para comprovar o alto nível intelectual do filho, os pais do menino, que moram em São Paulo, foram procurar por testes de QI fora do país.

O garoto foi submetido a um teste de 6 dias- um dos mais completos que existem- e fez 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentual. Isso comprova que com apenas 5 anos o garoto tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos. Anteriormente, o brasileiro Gustavo Saldanha de apenas 8 anos tinha sido o brasileiro mais novo aprovado pela Mensa Internacional com uma pontuação de 140 pontos ou 99,6 percentual.

Embora não tenha aplicado o teste, o PhD em neurociências, Fabiano de Abreu Agrela, que assessora o menino e também outros membros da Mensa, como Saldanha, Laura Büchele e Romeu Gutvilen, disse que o garoto é excepcional.

“Theo foi submetido a 6 dias de testes completos que analisaram todas as nuances cognitivas. Posso afirmar que temos um promissor gênio brasileiro”, disse o assessor.

Theo Costa Ribeiro, 5 anos, tem QI equivalente a adolescente de 15 anos
Theo Costa Ribeiro, 5 anos, tem QI equivalente a adolescente de 15 anos / Divulgação

Para a CNN,  Agrela disse que e o caso do Theo teve uma dinâmica diferente pois os pais já o procuraram com o teste pronto, após seis meses de espera para sair a conclusão

Com os resultados e o reconhecimento internacional, os pais de Theo avaliam as possibilidades sobre o futuro do filho, que conseguiu avançar uma série e cursa o 2º ano do ensino fundamental. Uma ideia é se mudarem para os Estados Unidos onde o filho poderia pular todas as etapas do ensino regular, indo direto para a faculdade. No Brasil, segundo o neurocientista, o Ministério da Educação (MEC) não permite avançar mais de duas séries, mesmo com os testes comprovando a capacidade intelectual avançada.

O pai do menino, Ygor Tazinaffo, contou como o filho se comportou ao avançar na escola.

“Existia a possibilidade de adiantar mais que um ano, mas optamos por ir aos poucos, pois o emocional é importante também. O Theo foi muito bem e não nos surpreendeu em ter feito amizade rapidamente com os novos colegas”, comentou Tazinaffo.

Nesse momento em que eles estudam as possibilidades, o neurocientista diz que não seria problemático avançar no ensino porque o pequeno estaria com seus pares intelectuais, mas como ele é muito novo ainda, é possível esperar um pouco.

Theo já conseguiu uma bolsa de estudos para a Logos University, na Flórida, Estados Unidos. O plano da família e do neurocientista é conseguir bolsas em universidades  como Harvard e Oxford.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/menino-de-5-anos-e-o-brasileiro-mais-novo-a-entrar-para-clube-mundial-de-pessoas-com-alto-qi/